Os Outros da Bíblia: Este livro lança um olhar sobre a história bíblica, mas com um foco inovador: a partir dos povos antigos que interagiram com o Povo de Deus. Eles, os “outros” das narrativas bíblicas — mesopotâmicos, egípcios, cananeus, persas, gregos e romanos — são o tema central desta obra. Como eram as culturas e as crenças religiosas daqueles povos? Que influências elas podem ter operado sobre a fé do antigo Israel — e mesmo na doutrina da igreja cristã? Há ideias que podem ser consideradas biblicamente corretas na teologia dos pagãos? Como a política dos impérios antigos pode ter sido usada no plano divino para trazer Cristo ao mundo? Estas são algumas perguntas, que estão respondidas neste livro. André Daniel Reinke realizou uma ampla pesquisa englobando temas como a geografia histórica, sistemas políticos, cultura geral e especialmente o pensamento religioso de cada um destes povos. A partir do entendimento do outro sobre o sagrado, o autor faz uma comparação com a revelação bíblica e com a prática dos antigos hebreus, respondendo então à pergunta central de sua pesquisa: quais são as convergências, e quais as divergências, entre a fé pagã e a fé bíblica? Este livro é uma obra fundamental para o leitor poder compreender melhor os contextos históricos, culturais e religiosos dos povos que tanto influenciaram na jornada do Povo de Deus e na própria construção da Bíblia Sagrada.
A Origem: Qual a idade do Universo? A vida é resultado da evolução? É possível conciliar a ciência e a Bíblia? Poucos debates têm sido tão acalorados no meio cristão como a questão sobre a origem do universo. Criacionismo, Evolução e Design Inteligente são alguns dos termos presentes nas conversas, e muitos cristãos se sentem confusos em meio a tanta argumentação, livros com pontos de vista diferentes e declarações sobre o que a Bíblia diz ou não diz. Não seria maravilhoso se os principais proponentes de cada visão pudessem, como irmãos, sentar à mesa e apresentar suas visões e ouvir o que os outros pensam? É exatamente com isso que A origem: quatro visões cristãs sobre criação, evolução e design inteligente nos brinda. Em vez de apresentar uma única perspectiva, temos quatro autores representando as quatro visões mais importantes nesse debate, que defendem, com os melhores argumentos que encontram, a posição que consideram mais coerente com a narrativa bíblica e com as descobertas científicas. Este é um livro essencial para todos que buscam compreender melhor o tema das origens.
O Mundo Perdido do dilúvio: O relato de Gênesis, em nossa era moderna, foi investigado e analisado em busca de respostas científicas, apologéticas e históricas. É um texto que revisitou uma geologia sobre o dilúvio, incitou buscas por restos da arca no Monte Ararate e inspirou uma réplica de tamanho real da arca de Noé em um parque bíblico temático. Alguns chegam ao ponto de afirmar que a veracidade das Escrituras está ligada a uma leitura específica da narrativa do dilúvio. No entanto, estamos realmente entendendo o que estamos lendo? Longman e Walton nos encorajam a t1238irar o pé do acelerador e a perguntar: o que o autor bíblico poderia estar comunicando para seu público antigo? A reposta para nossa busca de redescobrir o dilúvio bíblico exige que coloquemos de lado nossas suposições culturais e interpretativas e examinemos o texto dentro de seu próprio contexto antigo de linguagem, literatura e estruturas de pensamento.